Contato pelo WhatsApp
Soluções Industriais

Manutenção de Painel Elétrico Sorocaba Manutenção de Painel Elétrico Comercial



Montagem de Painel Industrial Sorocaba Serviço de Painel Elétrico Industrial



Manutenção de Painel Elétrico Sorocaba Manutenção de Painel Elétrico Comercial



Montagem de Painel Industrial Sorocaba Serviço de Painel Elétrico Industrial



O que é um disjuntor e qual a sua aplicação?

Entenda o que é, como funciona e onde se aplica.

O que é um disjuntor e qual a sua aplicação? Manutenção de Painel Elétrico Sorocaba Manutenção de Painel Elétrico Comercial

O que é um disjuntor e qual a sua aplicação?

 

Os disjuntores podem ser facilmente encontrados em todos os equipamentos elétricos, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais. Portanto, não importa o que aconteça, sempre haverá pelo menos um disjuntor! Mas afinal, você sabe o que é um disjuntor e para que serve? Existem muitos tipos de disjuntores, por isso apresentaremos tudo sobre esse equipamento, qual é a sua aplicação, características e tipos de disjuntores. Venha conferir!

 

O que é um disjuntor e qual a sua função?

 

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico que tem a função de proteger equipamentos elétricos, ou seja, assim que a corrente que passa por ele ultrapassar seu valor nominal, ele interromperá o circuito, impedindo o fornecimento de energia ao circuito, evitando que ele e o circuito sejam danificados. Para ilustrar e explicar de uma forma muito simples e direta, um disjuntor é essencialmente um interruptor automático, e assim que ele determina um valor da corrente que foi projetado para operar, ele cortará (abrirá) o circuito no qual ele foi instalado. Os disjuntores funcionam sempre que ocorrem surtos, sobrecargas e curtos-circuitos, mas é importante observar que para que todos os disjuntores funcionem corretamente, é essencial que o circuito, o equipamento e todos os componentes estejam corretamente dimensionados.

 

Quais são os tipos de disjuntores?

 

Como se sabe, os disjuntores possuem diversos tipos e modelos, embora sejam diferentes, possuem o mesmo princípio de funcionamento e a mesma finalidade de proteção do circuito contra sobrecorrente e curto-circuito. O que os distinguirá são suas curvas características e onde serão aplicadas. Tudo isso é determinado pela carga e pelos circuitos fornecidos, por exemplo, se são motores, condicionadores de ar, máquinas elétricas, disjuntores comuns e se o circuito é monofásico, bifásico ou trifásico. Seguem alguns tipos e modelos de disjuntores:

 

Disjuntores magnéticos

 

Os disjuntores magnéticos possuem a mesma função de outros tipos de disjuntores, que é proteger equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos, porém são precisos, mais precisos na detecção do valor da corrente.

 

Disjuntores Térmicos

 

Acionados diferentemente de outros componentes, os disjuntores térmicos desligam os circuitos elétricos assim que detectam um aumento anormal de temperatura. Este tipo de disjuntor é amplamente utilizado como proteção contra incêndio.

 

Disjuntor Termomagnético

 

O Disjuntor Termomagnético é basicamente a junção de proteção térmica e magnética, atualmente instalado em edifícios residenciais e comerciais. Tem as vantagens de poder ser usado para ligar e desligar o circuito, superaquecimento, curto-circuito e proteção contra sobrecarga.

 

Os disjuntores monopolares são utilizados em instalações e circuitos monofásicos, como circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos/neutro, com fase de 127V ou 220V.

 

Os disjuntores bipolares são utilizados em circuitos ou instalações elétricas bifásicas, como circuitos com chuveiros, torneiras elétricas ou aparelhos de maior potência.

 

Os disjuntores tripolares são especificados para instalações e circuitos trifásicos, como aqueles com motores elétricos trifásicos.

 

Existem disjuntores de alta tensão adequados para grande capacidade de carga e alto valor de corrente.

 

Além dos diferentes tipos e modelos desse instrumento de proteção, eles são ainda divididos em três tipos, de acordo com suas curvas características. Isso é importante para determinar a aplicação de cada tipo e a carga à qual eles serão conectados. As curvas do disjuntor são B, C e D, lembre-se que como a amperagem é dada em amperes (A), não há curva característica na letra A, para que as pessoas não se confundam.